Estas 3 dicas para comunicar de forma clara e eficaz são tudo o que é preciso para começar uma conversa com o pé direito.

Se há coisa que somos é seres comunicativos e, mesmo assim, às vezes a mensagem não passa:

  1. Queremos dizer uma coisa e entendem outra;
  2. Não dizemos e supõem aquilo que queríamos dizer;
  3. Dizemos só a metade e esperamos que nos leiam o pensamento para perceberem o resto…

 

Vídeo relacionado “Mensagem Para Quem Se Sente Incompreendido” na comunidade do Facebook. Pede adesão aqui para teres acesso ao vídeo.

 

Se não podemos mudar o outro, podemos falar com a intenção de ser entendidos.

Afinal de contas, quando não nos entendem, surgem todo o tipo de conflitos que podem reflectir-se em prejuízo de:

  1. Tempo
  2. Dinheiro
  3. Relações com os outros

 

Vale a pena arriscar tudo isto?

 

Artigo relacionado “7 Máximas Para Uma Vida Mais Harmoniosa”

7 Máximas Para Uma Vida Mais Harmoniosa

Artigo 7 Máximas Para Uma Vida Mais Harmoniosa

 

Comunicar De Forma Clara E Eficaz

 

Comunicar de forma clara e eficaz passa por ter em conta que o outro não me lê o pensamento e, se não me lê o pensamento, ou explico com detalhe, ou o outro vai, muito provavelmente, entender outra coisa.

 

  1. Explica com o máximo de detalhes

Evitam-se perguntas que não precisavam de ser feitas, evitam-se suposições porque o outro percebeu diferente, evitam-se confusões que são evitáveis.

Nem todos percepcionamos as coisas da mesma maneira.

Com base nas nossas experiências, ao ouvir a mesma palavra ou história, podemos ter formas de interpretar bastante diferentes.

Daí a importância de ser o mais específico possível.

 

Vídeo relacionado “Dica Para Criar Melhores Relações Com Os Outros” na comunidade do Facebook. Pede adesão aqui para teres acesso ao vídeo.

 

Exemplo da importância de comunicar de forma clara e eficaz

Se pedir a 10 pessoas para me descreverem batatas fritas, cada uma delas o fará de forma diferente.

Algumas pessoas vão lembrar-se de batatas fritas de pacote e onduladas, outras vão lembrar-se de batatas fritas de pacote e lisas, outras de batatas fritas de palito, e assim sucessivamente.

Simplesmente, com base nas nossas experiências, quando existe espaço para várias interpretações, a tendência é para associar àquilo que conhecemos melhor.

 

Outro exemplo da importância de comunicar de forma clara e eficaz:

Se te pedir para me desenhares uma cadeira, tu desenhas uma cadeira.

Mas que tipo de cadeira vais desenhar? Em que material? Com que altura? De que cor?

Provavelmente, vais desenhar o tipo de cadeira que melhor conheces e não vais questionar, uma vez que eu também não disse que queria uma cadeira em específico.

 

Muitas vezes, pedimos aos outros para nos fazerem algo, mas só damos metade da informação e esperamos que adivinhem que a cadeira é de baloiço, feita em madeira, com 1 metro e meio de altura e almofadada em veludo cor de vinho.

Assim, às vezes, falar mais é poupar tempo, dinheiro e discussões.

Por outras palavras, quanto mais específicos formos, menores são as possibilidades da mensagem ser interpretada de forma diferente da que queremos passar.

 

Evitam-se perguntas que não precisavam de ser feitas, evitam-se suposições porque o outro percebeu diferente, evitam-se confusões que são evitáveis.

 

Quando o outro nos entende e corresponde ao que dissemos, estamos a comunicar de forma clara e eficaz.

Fazer isto pode requerer alguma prática, mas o potencial que tem é enorme:

  • Mais tempo, uma vez que não é preciso estar a remediar resultados diferentes do esperado;
  • Menos prejuízo monetário, visto que há coisas que, feitas de forma diferente do esperado, podem resultar em perdas de vendas ou indemnizações;
  • Melhores relações, que resultam do facto de não haver atritos na comunicação, eliminados pela confiança com que os outros comunicam connosco (porque sabem que há abertura para tal).

 

Vídeo relacionado “O Segredo Das Pessoas Que Elevam A Energia Dos Outros” na comunidade do Facebook. Pede adesão aqui para teres acesso ao vídeo.

 

  1. Dá exemplos

Se disser que me estou a referir a determinada coisa, que se assemelha com outra coisa, é ainda mais fácil de fazer a associação e perceber a mensagem na sua totalidade.

 

A forma como aprendemos é por associação.

Quando aprendemos algo novo, o nosso cérebro põe uma etiqueta nessa coisa que diz “isto novo é como…” algo que já conhece, mas com algumas diferenças.

Então, para ajudar a passar a mensagem podemos adicionar, ao detalhe, exemplos.

 

Se disser que me estou a referir a determinada coisa, que se assemelha com outra coisa, é ainda mais fácil de fazer a associação e perceber a mensagem na sua totalidade.

 

Por exemplo, se te pedir batatas fritas de pacote onduladas e tu tiveres tendência para preferir as lisas, provavelmente vais pensar que são batatas como as lisas, mas onduladas.

 

Se te mostrar uma imagem de uma cadeira de baloiço semelhante à que quero e disser que, em vez de metal quero madeira e, em vez de azul cerúleo quero cor de vinho, vai ser muito mais claro para ti exactamente o que quero.

 

Mais uma vez, se o outro não nos lê o pensamento, a forma como explicamos as coisas tem de ser com isso em atenção para que consigamos comunicar de forma clara e eficaz.

Para mim faz sentido porque sei o que quero dizer, mas e para o outro? A informação que estou a passar é suficiente para entender a mensagem na sua totalidade?

 

Para facilitar ainda mais o entendimento da mensagem e garantir que estamos a comunicar de forma clara e eficaz, além dos exemplos, podemos abrir espaço para a confirmação de que o outro entendeu.

Podemos perguntar se fomos claros ou abrir espaço para perguntas.

Afinal, é a comunicar que as pessoas se entendem, não em monólogos.

 

  1. Explica o porquê do teu ponto de vista

É muito bom termos as nossas ideias e opiniões.
Se queremos que o outro se sinta valorizado, é boa ideia explicar porque é que algumas coisas estão boas e outras podem ser feitas de forma diferente.

 

Se, por um lado, é muito bom termos as nossas opiniões, por outro, para comunicar de forma clara e eficaz, é preciso explicá-las da forma certa.

Dizer só que não achamos boa ideia e que é melhor fazer à nossa maneira pode ser ofensivo.

 

A outra pessoa pode sentir-se rebaixada e desvalorizada por as suas ideias não serem tidas em conta.

 

Por outro lado, se explicarmos o que é positivo na ideia do outro e o porquê de acharmos que podia melhorar outras coisas, além de explicar como isso pode ser feito, a pessoa sente-se valorizada e envolvida.

 

Duas cabeças pensam melhor que uma. Então, ouvir o outro, perceber o que é útil na sua informação e complementar com a nossa só pode ser melhor do que cada um ficar com a sua ideia e ambas, em separado, serem medianas.

 

Além disso, explicar o nosso ponto de vista faz com que mais facilmente consigam seguir a nossa lógica de pensamento e, consequentemente, sentirem-se valorizados.

 

Assim, o segredo para uma comunicar de forma clara e eficaz é a boa junção do detalhe, dos exemplos e da explicação do nosso ponto de vista.

 

Fala directamente comigo aqui.

Fala comigo

Fala comigo

Junta-te à nossa comunidade para conteúdos exclusivos sobre Transformação Pessoal, Mindset e Performance.

Comunidade Facebook

Comunidade Facebook

Diz-me olá no instagram aqui.

Instagram

Instagram

Mais artigos aqui.

Blog

Blog

Mais sobre mim aqui.

Sobre mim