Antes de implementar estratégias mais elaboradas para manter o foco, é preciso garantir que temos clareza sobre aquilo que queremos ter foco.

Sem clareza, não há foco. Então, a coisa mais importante quando queremos encontrar e manter o foco é perceber se temos, ou não, clareza sobre aquilo em que nos queremos focar.

  • Sei exatamente para onde quero ir?
  • O que estou a tentar atingir com isto?
  • Quais são os benefícios no que quero atingir?
  • O que é que eu quero mesmo com isto?

Sem este tipo de clareza, os próximos passos não funcionam porque, se não sabemos o que é para focar, vamos focar-nos em quê? Vamos manter o foco em quê?

Portanto, após ter bem claro para onde estamos a ir, podemos implementar estas estratégias para manter o foco.

 

4 Estratégias Para Manter O Foco

1. Definir bem os objectivos

Estratégias Para Manter O Foco - Além de ter bem claro para onde estamos a ir, é essencial saber como será o processo e como vamos garantir que estamos a cumpri-lo.

Além de ter bem claro para onde estamos a ir, é essencial saber como será o processo e como vamos garantir que estamos a cumpri-lo.

Há vários aspectos importantes a ter em conta quando falamos de objectivos:

  • Para onde estamos a ir (qual o fim da linha nesta caminhada);
  • Qual o processo para lá chegar;
  • Estruturar o processo até ao objectivo de forma a conseguir segui-lo, como um mapa.


Não chega saber para onde estamos a ir.

Se não soubermos qual o processo para lá chegar, vamos andar às voltas, sem saber para onde seguir, e nem vamos chegar ao objectivo, nem vai existir foco. Assim, num objectivo, além de ter bem claro para onde estamos a ir, é essencial saber como será o processo e como vamos garantir que estamos a cumpri-lo.

  • Por que etapas é necessário passar?
  • Como vão estar espaçadas no tempo?
  • Como vai cada etapa ser concretizada?

 

Vídeo relacionado: "3 Etapas Para Estar Em Constante Crescimento" no IGTV

 

2. Calendário: um grande aliado para manter o foco

Estratégias Para Manter O Foco - Quando aquilo que é preciso fazer nos aparece à frente, temos constantes lembretes do que é preciso fazer e isso direciona a atenção para o essencial

Quando aquilo que é preciso fazer nos aparece à frente, temos constantes lembretes do que é preciso fazer e isso direciona a atenção para o essencial.

Um calendário é essencial se queremos manter o foco e progredir.

Depois de ter os objectivos e o respectivo processo bem definidos, chega a fase de o pôr no calendário.

Então, este calendário serve para pôr lá as datas de cada etapa e tarefa, para ficar tudo organizado e para nos aparecer à frente, de modo a que nos lembre do que é preciso fazer.

Quando aquilo que é preciso fazer aparece à nossa frente, temos constantes lembretes do que é preciso fazer e isso direcciona a nossa atenção para o essencial.

Com esta ferramenta, temos o controlo do nosso progresso e se é preciso fazer ajustes.
Como resultado, há mais foco e mais produtividade.

  • Step by step

É importante ter em conta que as tarefas devem estar o mais detalhadas e simples possível.

Se há objectivos mais pequenos dentro do grande objectivo, também é bom detalhar esse pequeno objectivo em tarefas simples de concretizar.

Desta forma, evitamos ficar assoberbados ao olhar para um prazo e sentir que é uma tarefa tão grande que não vamos conseguir.

Por exemplo: se tiver como objectivo arrumar a casa toda, pôr apenas no calendário a data em que a casa tem de estar toda arrumada é a melhor forma de não cumprir com o objectivo.

Arrumar a casa é um objectivo muito amplo, que pode abranger muitas coisas. Por isso, é tão amplo, que também é vago no seu significado.

Assim, se espalhar pequenas tarefas ao longo dos dias até ao dia final em que a casa tem de estar arrumada, será muito mais fácil sentirmo-nos capazes de completar cada tarefa.

É mais fácil pensar em arrumar a secretária do escritório num dia, em limpar a casa de banho noutro e em arrumar a dispensa noutro do que em arrumar a casa toda, não é?

Estamos a falar do mesmo objectivo mas, ao detalhá-lo em pequenas tarefas, torna-se mais atingível.

Além disso, ir completando tarefas activa a hormona da recompensa – a dopamina. Com esta hormona a ajudar, mais facilmente sentimos que estamos a fazer um bom trabalho (afinal de contas, só se recebe recompensa por algo que realmente se fez) e mantemo-nos motivados o tempo todo.

Não fossem já estas razões suficientes, o calendário também ajuda a cumprir os prazos:  ao ter um lembrete no calendário a relembrar que é preciso ter algo pronto em determinada data e, se adiarmos o prazo, só nos mostrar que cada vez temos menos tempo para fazer a mesma quantidade de coisas, temos muito pouca vontade de adiar.

Em síntese, todas estas pequenas coisas, juntas, formam uma receita mágica para manter o foco, sem que isso exija muito esforço.

 

  • Desenvolvimento pessoal

Artigo relacionado: "Como Desenvolver Um Mindset De Crescimento Constante"

Estratégias Para Manter O Foco - Como Desenvolver Um Mindset De Crescimento Constante

Como Desenvolver Um Mindset De Crescimento Constante

Cada vez menos posto de lado, o desenvolvimento pessoal também pode dar o seu contributo no que toca a manter o foco.

Através desta poderosíssima ferramenta, podemos conhecer-nos melhor.

Ao saber quais as nossas melhores qualidades e quais as características que menos nos favorecem, por um lado, podemos melhorar o que pode ser melhorado e, por outro, podemos ajustar o nosso trabalho àquilo que nos faz mais sentido.

Isto significa que, ao ajustar o que precisa de ser feito, à nossa forma de trabalhar, elimina-se muito atrito desnecessário, visto que as coisas continuam a ser feitas, e até mais convenientemente.

Eventualmente, entramos num estado em que as coisas fluem de tal forma, que sentimos vontade genuína de fazer as coisas e, assim, não há como não manter o foco.

Vídeo relacionado: "O Segredo Para Ser Melhor Pessoa" no IGTV

 

3. Papéis em todo o lado

Estratégias Para Manter O Foco - Escrever o que é preciso fazer, os nossos grandes objectivos, as nossas ambições, as nossas conquistas e afixá-las é como um amigo sempre a puxar-nos para cima

Escrever o que é preciso fazer, os nossos grandes objectivos, as nossas ambições, as nossas conquistas e afixá-las é como um amigo sempre a puxar-nos para cima

Um calendário já é uma ferramenta incrível a fazer as coisas aparecerem à nossa frente e lembrar-nos do que é preciso fazer.

Aliado a ela, nada melhor do que ter as coisas a aparecer à nossa frente, também fora do digital.

Escrever o que é preciso fazer, os nossos grandes objectivos, as nossas ambições, as nossas conquistas e afixá-las é como um amigo sempre a puxar-nos para cima.

Quando não está visível em lado nenhum, nem parece real mas, a partir do momento em que está em todo o lado, torna-se muito real.

A partir do momento em que as coisas estão sempre a aparecer à nossa frente, é muito mais fácil manter o foco, uma vez que aparece em todo o lado. Até já inconscientemente pensamos nos nossos objectivos.

Assim, é uma excelente ideia escrever em papéis ou autocolantes e afixar:

  • Nas paredes
  • No frigorífico
  • Nas gavetas…

 

4. Tempo off (sim, também é uma estratégia para manter o foco!)

Estratégias Para Manter O Foco - Há alturas em que estamos tão focados, que já vemos tudo e não vemos nada, ao mesmo tempo.

Há alturas em que estamos tão focados, que já vemos tudo e não vemos nada, ao mesmo tempo.

Boas notícias, não é? Ter um tempo off das coisas, aquele tempo em que não estamos a pensar no assunto e ficamos a pensar em outras coisas pode parecer contra-produtivo, mas não é.

Já te aconteceu estares há tanto tempo a trabalhar numa coisa e teres a sensação de que não está como queres, mas não perceberes onde podes fazer mudanças?

Há alturas em que estamos tão focados, que já vemos tudo e não vemos nada, ao mesmo tempo.

Nestas alturas, o ideal é fazer uma pequena pausa e libertar a mente deste tema.

Passado algum tempo, quando voltamos, identificamos perfeitamente o que falta, corrigimos e fazemos um brilharete.

Aliás, isto não tem de acontecer só quando já estamos com muito cansaço mental.

Se tirar tempo off for uma prática regular, evitam-se os momentos em que estamos a puxar por nós e já não sai nada. Momentos que se tornam monótonos e em que a mente começa a adormecer. Simplesmente, não chegamos a esse estado de cansaço.

Além disso, tirando tempo off, acabamos por poupar tempo: quando estamos a trabalhar, estamos a trabalhar; quando estamos a descansar, estamos a descansar.

Como resultado, evitamos estar a (tentar) fazer uma coisa e a pensar noutra e, deste modo, o que fazemos é muito mais produtivo, uma vez exige menos revisões.

Em resumo: definir objectivos, calendarizar esses objectivos, tarefas e processo, pôr papéis em todo o lado e tirar tempo off é a receita perfeita para manter o foco.

Mas lembra-te: isto só resulta se já tiveres clareza sobre aquilo em que queres ter foco.

Vídeo relacionado na comunidade do Facebook “Estratégias Para Ganhar Clareza Num Projecto” Pede para aderir à comunidade, respondendo à pergunta de adesão, e tem acesso ao vídeo.

 

Fala directamente comigo aqui para esclarecer dúvidas.

Fala comigo

Diz-me olá no instagram aqui.

Instagram

 

Mais artigos aqui.

Blog